top of page

Como o stress afeta sua sáude


O estresse pode ter efeitos negativos de longo alcance sobre a sua saúde. Saiba o que acontece quando você vive sob stress a longo prazo.

Quando o stress oprime seu corpo, você percebe isso. Seu coração começa a bater forte, seus músculos ficam tensos, seu estômago parece amarrado em nós. Às vezes, essa resposta pode ser uma coisa boa. Ela pode ajudá-lo a escapar de um ataque ou ganhar o seu jogo de tênis. Mas se for crônica ou o estresse começar a se acumular, a sua resposta física que pode ter grande chance de causar efeitos negativos sobre a saúde.

As fases do stress

Há mais de 50 anos, um cientista chamado Hans Selye reconheceu que o stress é uma das principais causas de doença. Ele dividiu a resposta ao stress em três fases, que ele chamou de "síndrome geral de adaptação".

  • A fase de alerta ocorre quando você está com medo ou sob ameaça. Seu corpo entra em alerta vermelho, liberando hormônios do stress como a adrenalina e o cortisol. Estes aumentam a força e concentração. Seu coração acelera, manda mais sangue e oxigênio para os músculos para que você possa tomar uma ação rápida. Esta resposta de "luta ou fuga" pode ser a salvação, mas se for prolongada, pode “cobrar pedágio” do seu corpo.

  • A fase de resistência ocorre após a reação extrema inicial. O corpo tenta adaptar-se à tensão contínua. Ele permanece em estado de alerta, mas num nível mais baixo, enquanto tenta retomar suas funções normais. Se o stress passa, você pode começar a reconstruir suas defesas. Se for mantido a longo prazo, o corpo passa para a terceira fase.

  • A fase de exaustão é o "esgotamento" ou fase de "sobrecarga". Batimentos contínuos por stress esgotam as reservas do seu corpo, o que o coloca em risco de doença.

Esta sequência pode acontecer como resposta a uma ameaça física (como estar em um acidente de carro) ou emocional (como ser demitido de seu trabalho). Grandes quantidades de stress, por longos períodos, podem levar rapidamente à exaustão.

As pessoas podem responder de forma diferente ao mesmo estressor. Experiências passadas e habilidades de enfrentamento aprendidas, temperamento e sentimentos positivos ou negativos sobre o estressor podem afetar a forma de resposta. Tenha em mente que o que pode ser estressante para uma pessoa pode ser uma fonte de excitação para os outros.

Os efeitos do stress

O stress pode ter efeitos por todo o corpo em sua saúde física e mental. Ela pode afetar:

  • A digestão. Os hormônios do stress retardam a liberação de ácido gástrico e interferem na forma como o estômago pode se esvaziar. Isso pode causar dores de estômago. Estes mesmos hormônios estimulam o trabalho do cólon e podem levar à diarréia.

  • Coração, cérebro e vasos sanguíneos. Altos níveis de cortisol, o hormônio do stress, aumentam sua frequência cardíaca e pressão arterial. Cortisol também pode aumentar seus níveis de colesterol. Estes fatores aumentam o risco de ataques cardíacos e derrames.

  • Sistema imunológico. Normalmente, o sistema imunológico responde à infecção pela liberação de substâncias químicas que ajudam no processo de cura. A resposta ao stress enfraquece o sistema imunológico, retardando a cicatrização de feridas e tornando-o mais susceptível a resfriados e infecções.

  • Peso. Cortisol aumenta seu desejo por carboidratos e gorduras, o que pode causar ganho de peso. O cortisol também promove o aumento de peso em sua área abdominal. O ganho de peso nesta área aumenta o risco de doença cardíaca e diabetes.

  • Saúde Mental. O bombardeio de hormônios do stress gera um constante estado de tensão e ansiedade. Com o tempo, isso pode gerar depressão, dores de cabeça ou outros problemas, especialmente quando eles correm na família. Além disso, porque o seu corpo está em um estado de excitação, você pode ter problemas para dormir.

Recuperando o equilíbrio

Se o stress tomou conta da sua vida, é hora de recuperar o controle. Sua saúde depende disso. Aqui estão algumas ideias:

  • Reserve tempo para o exercício moderado regular. É um dos melhores eliminadores de stress, e pode melhorar seu humor, além de ajudar a controlar o seu peso. Verifique com seu médico o nível ideal de atividade para você.

  • Passe algum tempo fazendo coisas que você gosta. Assista a um filme engraçado, leve os seus filhos para pescar ou jante com um bom amigo.

  • Aprenda algumas técnicas de relaxamento como respiração profunda, meditação e técnicas de relaxamento progressivo. Ouvir música clássica ou pop também pode ser uma fonte de relaxamento.

  • Cuide bem de você. Arranje tempo para refeições saudáveis ​​e sono suficiente. Evite fumar, beber muito e comer demais.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page