November 9, 2016
August 30, 2016
August 24, 2016
August 16, 2016
July 13, 2016
July 5, 2016
June 20, 2016
June 13, 2016
June 3, 2016
May 31, 2016
Recent Posts
Featured Posts
Como o stress afeta sua sáude
July 17, 2015

O estresse pode ter efeitos negativos de longo alcance sobre a sua saúde. Saiba o que acontece quando você vive sob stress a longo prazo.
Quando o stress oprime seu corpo, você percebe isso. Seu coração começa a bater forte, seus músculos ficam tensos, seu estômago parece amarrado em nós. Às vezes, essa resposta pode ser uma coisa boa. Ela pode ajudá-lo a escapar de um ataque ou ganhar o seu jogo de tênis. Mas se for crônica ou o estresse começar a se acumular, a sua resposta física que pode ter grande chance de causar efeitos negativos sobre a saúde.
As fases do stress
Há mais de 50 anos, um cientista chamado Hans Selye reconheceu que o stress é uma das principais causas de doença. Ele dividiu a resposta ao stress em três fases, que ele chamou de "síndrome geral de adaptação".
A fase de alerta ocorre quando você está com medo ou sob ameaça. Seu corpo entra em alerta vermelho, liberando hormônios do stress como a adrenalina e o cortisol. Estes aumentam a força e concentração. Seu coração acelera, manda mais sangue e oxigênio para os músculos para que você possa tomar uma ação rápida. Esta resposta de "luta ou fuga" pode ser a salvação, mas se for prolongada, pode “cobrar pedágio” do seu corpo.
A fase de resistência ocorre após a reação extrema inicial. O corpo tenta adaptar-se à tensão contínua. Ele permanece em estado de alerta, mas num nível mais baixo, enquanto tenta retomar suas funções normais. Se o stress passa, você pode começar a reconstruir suas defesas. Se for mantido a longo prazo, o corpo passa para a terceira fase.
A fase de exaustão é o "esgotamento" ou fase de "sobrecarga". Batimentos contínuos por stress esgotam as reservas do seu corpo, o que o coloca em risco de doença.
Esta sequência pode acontecer como resposta a uma ameaça física (como estar em um acidente de carro) ou emocional (como ser demitido de seu trabalho). Grandes quantidades de stress, por longos períodos, podem levar rapidamente à exaustão.
As pessoas podem responder de forma diferente ao mesmo estressor. Experiências passadas e habilidades de enfrentamento aprendidas, temperamento e sentimentos positivos ou negativos sobre o estressor podem afetar a forma de resposta. Tenha em mente que o que pode ser estressante para uma pessoa pode ser uma fonte de excitação para os outros.
Os efeitos do stress
O stress pode ter efeitos por todo o corpo em sua saúde física e mental. Ela pode afetar:
A digestão. Os hormônios do stress retardam a liberação de ácido gástrico e interferem na forma como o estômago pode se esvaziar. Isso pode causar dores de estômago. Estes mesmos hormônios estimulam o trabalho do cólon e podem levar à diarréia.
Coração, cérebro e vasos sanguíneos. Altos níveis de cortisol, o hormônio do stress, aumentam sua frequência cardíaca e pressão arterial. Cortisol também pode aumentar seus níveis de colesterol. Estes fatores aumentam o risco de ataques cardíacos e derrames.
Sistema imunológico. Normalmente, o sistema imunológico responde à infecção pela liberação de substâncias químicas que ajudam no processo de cura. A resposta ao stress enfraquece o sistema imunológico, retardando a cicatrização de feridas e tornando-o mais susceptível a resfriados e infecções.
Peso. Cortisol aumenta seu desejo por carboidratos e gorduras, o que pode causar ganho de peso. O cortisol também promove o aumento de peso em sua área abdominal. O ganho de peso nesta área aumenta o risco de doença cardíaca e diabetes.
Saúde Mental. O bombardeio de hormônios do stress gera um constante estado de tensão e ansiedade. Com o tempo, isso pode gerar depressão, dores de cabeça ou outros problemas, especialmente quando eles correm na família. Além disso, porque o seu corpo está em um estado de excitação, você pode ter problemas para dormir.
Recuperando o equilíbrio
Se o stress tomou conta da sua vida, é hora de recuperar o controle. Sua saúde depende disso. Aqui estão algumas ideias:
Reserve tempo para o exercício moderado regular. É um dos melhores eliminadores de stress, e pode melhorar seu humor, além de ajudar a controlar o seu peso. Verifique com seu médico o nível ideal de atividade para você.
Passe algum tempo fazendo coisas que você gosta. Assista a um filme engraçado, leve os seus filhos para pescar ou jante com um bom amigo.
Aprenda algumas técnicas de relaxamento como respiração profunda, meditação e técnicas de relaxamento progressivo. Ouvir música clássica ou pop também pode ser uma fonte de relaxamento.
Cuide bem de você. Arranje tempo para refeições saudáveis e sono suficiente. Evite fumar, beber muito e comer demais.


