Condrossarcoma
Condrossarcoma é um tipo de câncer que se desenvolve nas células da cartilagem. A cartilagem é o tecido conjuntivo especializado, cartilaginoso que está presente em adultos e o tecido a partir do qual a maioria dos ossos desenvolver. Cartilagem desempenha um papel importante no processo de crescimento. Existem muitos tipos diferentes de cartilagem que estão presentes por todo o corpo. Condrossarcoma é um tipo maligno de câncer ósseo que afeta principalmente as células de cartilagem do fêmur (osso da coxa), braço, bacia, joelho e coluna vertebral. Embora menos freqüente, outras áreas (como as costelas) pode ser afetada.
Condrossarcoma é o segundo tipo mais comum de câncer ósseo primário. Um cancro ósseo primário é aquele que origina a partir do osso, em oposição a partir de um outro órgão e, em seguida, que se estende para o osso. Este tipo de câncer raramente afeta os indivíduos menores de 20 anos e continua a crescer até 75 anos. A incidência entre homens e mulheres são iguais.
Ocasionalmente, se desenvolve na traqueia, laringe, parede torácica, escápula, costelas ou crânio. Alguns condrossarcomas têm características distintas e possuem diferentes prognósticos:
1. Condrossarcoma Diferenciado - Se iniciam como condrossarcoma típico, mas, em seguida, algumas partes do tumor se transformam em células similares as do osteossarcoma ou fibrossarcoma. Esta variante do condrossarcoma tende a ocorrer em pacientes mais velhos e é mais agressivo do que os condrossarcomas habituais.
2. Condrossarcoma de Células Claras - É uma variante rara de desenvolvimento lento. Raramente se dissemina para outros órgãos, a menos que já tenha recidivado localmente várias vezes.
3. Condrossarcomas Mesenquimais - Podem crescer rapidamente, mas, são sensíveis à radioterapia e quimioterapia.
O tratamento específico para condrossarcoma será determinado baseado em:
Sua idade, saúde geral, e história médica
Extensão da doença
Sua tolerância para medicamentos específicos, procedimentos e terapias
Expectativa para o curso da doença
A sua opinião ou preferência
O objetivo para o tratamento de condrossarcoma é remover a massa e reduzir a probabilidade de que ela retorne. O tratamento pode incluir:
A cirurgia para remover o tumor
A fisioterapia para recuperar a força eo uso da área afetada após a cirurgia
A quimioterapia, embora não o tratamento primário, pode ser necessária se o câncer se espalhou para outras áreas do corpo.