top of page

O que é um Linfoma?



O post de hoje é sobre uma doença que, apesar de rara, temos um número considerável de pacientes em tratamento para esta condição que são exemplos de superação.


Linfoma é um tipo de câncer que se origina nos linfócitos, que são células do sangue encontradas mais frequentemente nos linfonodos (gânglios linfáticos) distribuídos por todo corpo.

Embora raros, os linfomas também podem acometer os ossos. Os linfomas ósseos correspondem a menos de 1% de todos os linfomas.


O sintoma mais comum é a dor e as vezes aumento de volume localizado. Os ossos mais frequentemente acometidos são o fêmur, bacia, úmero, esterno, costela e clavícula


Os exames mais indicados para avaliação são a radiografia, tomografia computadorizada, cintilografia óssea e ressonância magnética.


O diagnóstico é confirmado através do estudo histopatológico do tecido ósseo obtido por biópsia. Após o diagnóstico de linfoma ósseo, se não encontramos doença em outros locais através dos exames complementares (estadiamento) e isto se mantém por 6 meses, pode-se confirmar que o linfoma é primário do osso e o prognóstico pode ser excelente com elevada chance de cura.


As principais formas de tratamento são quimioterapia e radioterapia. A cirurgia geralmente não é necessária.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page