top of page

Lesões Pseudotumorais


Lesões Pseudotumorais são falsos tumores, manchas, que podem aparecer como alterações ósseas em exames de imagem. Para diferenciar os tumores malignos, benignos e pseudotumorais, o médico poderá utilizar exames clínicos e a história clinica do paciente, até chegar em um diagnóstico preciso.

Alguns tipos de lesões são:

- Cistos ósseos simples, cistos ósseos aneurismáticos: anormalidade dos vasos sanguíneos. Seu crescimento pode ser rápido e afetar o desenvolvimento ósseo;

- Displasia fibrosa: a displasia fibrosa é uma mutação genética que torna os ossos fibrosos e sujeitos a fratura;

- Histiocitose de células de Langerhans: doença sistêmica associada à proliferação e acumulação (normalmente em granulomas) de células de Langerhans em vários tecidos.

Geralmente, o paciente recebe o diagnostico ao procurar um médico por outro motivo. Dessa forma, a mancha é identificada, muitas vezes em exame de raios-X.

Quando há a hipótese de lesões pseudotumorais, nem sempre a biópsia está indicada. O tratamento das lesões variam de acordo com o tipo, tamanho da lesão, do osso acometido e área do osso atingida. Quando a lesão não oferece riscos de fraturas ou a estrutura do osso, não necessita de intervenção cirúrgica. Todavia, se houver a possibilidade de comprometimento do osso, a melhor forma de tratamento é a abordagem cirúrgica.

Vale lembrar que descobrir qualquer tipo de doença nos estágios iniciais faz uma grande diferença na hora do tratamento e da cura. Não abra mão dos exames de rotina. A qualidade de vida depende da prevenção e orientação que só um médico poderá oferecer.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page