top of page

Alimentos que fortalecem os ossos


Os alimentos ingeridos influenciam muito na qualidade de vida das pessoas. Os cuidados com a alimentação são importantíssimos tanto na gestação, onde há a formação dos órgãos do corpo, quanto na vida adulta, que é quando as doenças como colesterol e osteoporose começam a ser desenvolvidas.


Com os ossos não é diferente, alguns alimentos, principalmente os ricos em cálcio são fundamentais para sua formação e desempenho. O cálcio é um substância muito importante para a formação dos ossos. O Ministério da Saúde aconselha que adultos, com idade inferior a 50 anos consumam 1000 mg de cálcio por dia. Já adultos com idade superior a 50 anos devem consumir aproximadamente 1200 mg desta substância.


O leite, é a principal fonte de cálcio recomendada a pessoas tolerantes a lactose. Um copo de leite possui 300 mg de cálcio, e justamente por ser uma fonte de origem animal, é absorvida pelo organismo com maior facilidade que os demais alimentos.


Para os não adeptos ao consumo diário de leite, os derivados são uma boa opção. Um copo de iogurte, por exemplo, possui quase a mesma quantia de cálcio. Além disso, muitos iogurtes são enriquecidos com vitamina D, o que é muito benéfico para o combate a perca de cálcio.


Uma opção para os alérgicos a lactose, é a sardinha. O consumo deste alimento, além de ser benéfico contra o colesterol, é uma ótima fonte de cálcio e vitamina D, o que ajuda no fortalecimento ósseo. Uma refeição com três sardinhas pode ser tão, ou mais, benéfico quanto ingerir um copo de leite, por exemplo.


Vegetais, principalmente os de cor verde, e grãos, como a linhaça, também são uma boa aposta para aumentar os níveis de cálcio no organismo. Procure um nutricionista e faça uma dieta balanceada que abranja todas as necessidades do seu corpo.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page