O que é Tumor ósseo?

 

Tumor ósseo é uma proliferação anormal de células que pode enfraquecer e destruir o osso acometido.

O tumor ósseo maligno é um tipo de câncer que acomete qualquer osso do corpo. Frequentemente afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia. Pode ser dividido em tumor ósseo primário, quando o câncer se desenvolve diretamente no osso previamente normal, e tumor ósseo secundário, quando se origina em qualquer outro órgão e se dissemina para os ossos.

Quando as células se dividem de forma anormal e incontrolável elas podem formar uma massa ou nódulo de tecido. Esse nódulo ou massa é chamado de tumor e, quando ele cresce, acaba por comprometer o tecido previamente saudável e a rigidez do osso.

Os tumores ósseos, em geral, podem ser curados. Mas, eles ainda podem ser perigosos e requerem tratamento imediato.  Alguns tipos são benignos, o que significa que não são cancerígenos e outros malignos. Mesmo os tumores benignos podem crescer e comprometer a estrutura do osso. Os tumores malignos, cancerígenos, podem se espalhar pelo corpo.

O diagnóstico

 

Os exames para diagnosticar os tumores ósseos dependem da avaliação do médico, do quadro clínico do paciente e da evolução da doença. Para avaliar a área afetada e todo o esqueleto, podem ser solicitados  exames de imagens como raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea.

Ainda pode ser recomendada a biópsia (retirar uma pequena amostra) do tecido do tumor para exame. A partir desta amostra, pode ser possível dizer qual o tipo de tumor que está presente, e se ele é maligno ou benigno. 

A biópsia pode ser realizada por agulha ou através de uma incisão cirúrgica maior. A técnica mais moderna para a realização da biópsia é por agulha.  Essa biópsia deve ser realizada de forma que não interfira na possível cirurgia de remoção do tumor. Por este motivo, deve ser realizada pelo médico que fará o tratamento cirúrgico  posteriormente.

A partir destas informações, o médico poderá determinar em qual estadio em que a doença se encontra e definir o melhor tratamento.

Quais os sintomas?

 

Os sintomas de tumor ósseo podem incluir:

 

·  dor óssea é o mais frequente

·  aumento de volume na região acometida 

·  edema (inchaço) e sensibilidade na área afetada

·  dor nos ossos

·  ossos quebradiços

·  fadiga

·  perda de peso não intencional

·  febre

Prevenção

 

Não há formas específicas de prevenir o tumor ósseo. Entretanto, é possível prevenir o agravamento da doença, identificando e tratando o câncer o quanto antes.